Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Médica em Construção

Época de exames complicada

Este texto é para todos que terminaram os exames do primeiro semestre e se sentem desmotivados. Para todos os habituados aos dezoitos e vintes. Para aqueles que tanto estudaram, mas os resultados não corresponderam a tanto esforço. Não são os únicos.

Lembro-me perfeitamente da minha primeira época de exames na faculdade. Pela primeira vez, entrava num teste sem me sentir preparada, sem ter estudado toda a matéria ou ter feito todos os exercícios. É um sentimento comum, principalmente na passagem do secundário para o ensino superior. A exigência é maior, e a quantidade de informação ultrapassa tudo aquilo que alguma vez vimos.

Estudamos tanto, mais do que nunca, e a classificação que surge na pauta não corresponde a todo o nosso trabalho e dedicação. É natural, e mais natural ainda é o sentimento de frustração que inevitavelmente surge. Começamos a duvidar das nossas capacidades, e até se merecemos estar onde estamos.

Mas tudo isso passa, não só pela experiência, que nos ensina a estudar de forma mais eficiente, como também pela forma como passamos a encarar as classificações. Não temos menos valor por ter uma nota mais baixa. E é fundamental mudar a perspectiva para salvaguardar a nossa saúde mental durante o curso.

Tenho de admitir que este semestre não me correu como esperava. Tive alguns problemas pessoais que me impediram de focar como quereria, e isso refletiu-se nas minhas classificações finais. Se foi difícil lidar? Foi. Não vou mentir e dizer que o aceitei sem problemas. É um sentimento agridoce: por um lado sei que fiz o correto, porque dei prioridade à minha saúde mental; por outro lado, sinto-me quase que derrotada pelas circunstâncias. Consegue ser frustrante saber que poderíamos ter feito mais, principalmente quando, durante muito tempo, a base da nossa autoestima é o sucesso académico. 

Mas mais exames virão, e não faltarão oportunidades para mostrar aquilo que valemos!

Beijinhos e até ao próximo post!

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub